quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Passarolindo

Passarolindo morava dentro de um sapato. Um dia caiu uma chuva forte e Passarolindo passou a noite tirando a água de dentro de sua casa com um balde. No dia seguinte ardia em febre. Um menino passou, pegou Passarolindo e cuidou dele. Curado, Passarolindo pode voltar pra sua casa no sapato.

É mais ou menos assim a história do Passarolindo, um livro que o Tomás trouxe da escola. Junto com o livro, em uma sacola, havia um passarinho de pano, um sapato e um baldinho de brinquedo bem pequenininho. Tomás adorou ler a história comigo. Não soltava o bichinho. Ele atacava o chão quando Passarolindo "comia minhoca" e balançava as mãos pra cima quando Passarolindo "voava nas nuvens". Corria pela casa mostrando todos os cômodos para seu novo companheiro de brinquedo e até fez a Fanta brincar com o boneco-passarinho.

No dia seguinte, quando cheguei no Balão pra buscar o Tomás, ele estava aos prantos. A professora explicou que ela acabara de contar para a turma que Passarolindo estava indo pra casa de outra colega. Tomás logo correu pra perto da bolsa da colega. Aflito, ia tirando da sacola as peças com que havia brincado na noite anterior. Mas a professora insistiu que ele não poderia levar a sacola, a vez dele já tinha passado. Ele então veio me abraçar chorando e a colega, percebendo a ameaça, fez o mesmo. A professora, então, disse que ele poderia levar Passarolindo novamente, mas num outro dia, pois agora Passarolindo já estava prometido. A menina se desgrudou de mim bem contente. Tomás chorou mais um pouco e depois se acalmou. 

Alguns dias depois, flagrei Tomás colocando um pinguim dentro de um tênis. Ele colocava o brinquedo no tênis, depois tirava e agitava as mãos pra cima, "nas nuvens".

Ah, Tomás, Papai Noel já tinha mesmo me perguntado o que você queria de natal, mas eu não tinha nem uma dica pra dar, mas agora que você pediu, ficou fácil. O livro, já encomendei na livraria, o passarinho, sua avó vai fazer com um tecido bonito, estampado de florzinha e o baldinho, tenho certeza que vou encontrar.

Vai ser um feliz natal, um Natalindo!