sábado, 20 de novembro de 2010

Tom

Desde antes, muito antes de o Tomás nascer, eu já queria que ele se chamasse Tomás. Primeiro porque é um nome bonito, segundo porque fica bem em qualquer língua (e eu vou torcer pra ele viajar bastante) e por fim porque o apelido de Tomás é Tom. O Tiago também gostou e ficou decidido.
Aí ele nasceu, tão pequenininho e fragilzinho que eu não conseguia chamar ele pelo nome, chamava de neném, nenenzinho. Para as outras pessoas era mais fácil e todo mundo já o chamava de Tomás. Resolvi fazer um esforço, mas iam saindo um tanto de outros nomes: Tomás, Mateus, Tiago e, confesso, Fanta. Mas ele foi crescendo e ficando com jeito de menino, de Tomás. Olhando a placa com o nome dele escrito na porta do quarto, o Tiago falou: "É impressionante como ele tem cara de Tomás, né?" É!
Mas e Tom? O apelido que eu planejei? Não chegava nunca. Não adiantou mesmo escolher apelido. É que ele é tão animado, tão decidido que não combinava com "Tom".
Então um dia ouvi babá Lucrécia chamando "Tó!" Essa babá é sabida, de acento ela entende. Era isso mesmo que estava faltando, um acento agudo bem alí no "o", pra dar o tom: Tó!
Taí, é Tó!

8 comentários:

  1. Então é Tó, uai!! rs...

    ResponderExcluir
  2. Lindo! É assim mesmo, que a gente vai se ajeitando com essa coisinha fofa que vai tomando conta de tudo... Elizângela Marçal

    ResponderExcluir
  3. A mamãe do Tó é fofá demaix! Escreve lindinho demais.

    Raquel Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Ó o Tó, fi da Ju! Mais do Tiago!

    Não podia ser mais mineiro :)

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha!!
    Que fofo!! Super original!!
    Linda foto!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Ah!!
    Vou em privatizar o blog da MF e fazer um meu para interagir com mamães, mas quem já participa lá não quero deixar de fora!!
    Se quiser acompanhar o crescimento da pequena me manda um email para cadastrar!!
    danilopez14@gmail.com
    O link do novo blog:
    http://jardimdeamores.blogspot.com/
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro Tomasito. Acho mais romântico e mais latino. Tó é muito seco. Oi Tó ! Acho mais legal Oi Tomasito. Quando ele crescer, aí sim acho que Tó vai ficar melhor, mais másculo. Mas enquanto ele for pequenino vou continuar chmando de Tomasito. Seu pai.

    ResponderExcluir
  8. Ficou quase "Tor"

    De qualquer jeito achei um nome forte para um menino. É bonito.

    ResponderExcluir