terça-feira, 14 de setembro de 2010

Himself

Outro dia estava contando para uma amiga canadense que o Tomás dorme a noite toda e só acorda às 6 da manhã. Às vezes ele até acorda um pouco antes, por volta de 5:30, mas espera até as 6 pra mamar. A amiga então perguntou: espera como? Ah, ele fica no berço mexendo as perninhas, brincando "by himself". E é claro que eu já contei essa história em português várias vezes, não sem ressaltar a autonomia do meu filho em ficar sozinho brincando. Mas quando eu disse em inglês "himself" tomei um susto, um susto muito mais assustador do que o que eu tomei quando disse "a mãe do Tomás". É porque, acreditem, é difícil pensar que ele é mesmo um "self", assim, by himself. 
Logo  depois que o Tomás nasceu eu passei a detestar o quarto dele. Ele passava a noite no meu quarto porque era mais prático, mamava na sala porque era mais confortável e no resto do dia não ficava no quarto dele porque lá era mais frio. Cismei e pronto! Na verdade o único problema do quarto dele era ser dele, só dele. Mas aí eu percebi que o Tomás precisava desse tal quarto dele e passei a colocá-lo pra dormir no berço, amamentar ali e parece que ele gostou porque ficou mais calmo. E agora quando eu entro no quarto pra dar de mamar às 6 da manhã, ele olha pra mim, vira a cabecinha pro lado e dá um sorrisinho, como quem diz "Oi! É você? Estava mesmo te esperando aqui, enquanto eu brincava, by myself!"

9 comentários:

  1. Ju, você está virando uma escritora sensacional. Sua sensibilidade está em alta. Bacana. Seu pai.

    ResponderExcluir
  2. Adoro a independência de Tomás!!!

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    Amo ler seus textos.
    Beijos,
    Dani Fantoni

    ResponderExcluir
  4. Tomás e seu super self!!

    Coisa mais linda a foto...

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana! Vim retribuir sua visita ao meu blog e conhecer o seu. Adorei, o Tomás é lindo! Sabe que era uma das minhas opções de nome antes de definirmos por Bento? :P E que máximo o Tomás ter um amigo imaginário Bento, adorei!!
    Ah, sobre sua viagem para a Holanda, tenho um palpite que Tomás vai dormir também. Eu nem imaginei que Bento dormiria, e como Tomás é pequenino acho que vai dormir também, ao menos em parte da viagem!
    Ah, também adorei a história do by himself! Que fofo! Bento passa pouco tempo by himself, prefere mesmo é ficar com a gente...
    Tô te linkando, vou voltar sempre aqui!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Que bebê mais lindo! Adorei esta foto.
    Bjks e um otimo findi

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju. Obrigada pela sua visitinha lá no Saco de Farinha! Então, não sei se todos os bebês começam a dormir pior aos 3, 4 meses. Aconteceu com a Emília, mas não necessariamente vai acontecer com você. A vantagem é que agora você sabe que se isso acontecer, é normal ;)

    ResponderExcluir
  8. Agora eu sei por que o Tiago é tão sorridente: o Tomás é fofo e a mulher é uma escritora fantástica. Belíssimos textos, sensíveis e criativos, adorei todos!

    ResponderExcluir